Visite Também

Visite também o Blog do José Attico.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Segundo Turno

A chamada militância petista já estava, há pelo menos uma semana, preparada para um segundo turno. Perguntado sobre os movimentos de peças de xadrez que estavam sendo realizados pela direita, um membro do PT que havia participado de uma reunião semana passada no Rio foi, de início, evasivo.

Depois falou da longa conversa com pessoas das executivas estadual e nacional do partido e respondeu que estava mantida a perspectiva de um turno só.

Não estava mais. Aquela altura do campeonato, se utilizando do expediente denunciado segunda-feira pelo senador eleito Marcelo Crivella, a direita já manipulava os evangélicos. E-mails voavam falando de uma frase – “Nem Jesus Cristo me tira essa vitória no 1º turno” – que Dilma Rousseff só diria se fosse uma completa idiota.

E Dilma não é idiota. Mas a mentira deu certo assim mesmo. Principalmente, entre pessoas das periferias de grandes cidades e do interior, onde o nível de informação é menor.

Marina Silva que contou, emocionada, na TV que era discriminada porque é evangélica, esqueceu esse papo, saltou rapidinho para as asas dos boatos e cresceu de uma estimativa de 10/12 pontos percentuais para 19, enquanto Serra  se mantinha nos mesmos níveis.

Nós, simples mortais, ainda não sabemos, mas boa parte do eleitorado já tem candidato para o segundo turno. Haverá alguns indecisos, mas logo as pesquisas começarão a mostrar quem vai na dianteira.

Vou continuar a acreditar que é o desempenho da economia que garante a vitória numa eleição presidencial. E a economia vai muito bem no Brasil nesse final de 2010. Os bons resultados dão suporte à Dilma Rousseff. Assim, é possível que venha a se repetir em 2010 o que aconteceu em 2006.

Na ocasião, com a ajuda da mídia, Lula foi para um segundo turno graças também a aloprados e outros idiotas com menos votos.  

Se essa rapaziada estivesse nas hostes do partido de Fernando Henrique e Serra – como o senador Azeredo estava, jornalões e TVs nem tocariam no caso.

Ou deixariam pra lá, já no segundo dia.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário