Visite Também

Visite também o Blog do José Attico.

sábado, 18 de setembro de 2010

Feira de Orgânicos será reinaugurada com novidades em outubro

Meio escondida nos fundos do terreno que abriga agora o camelódromo, a Feira Agroecológica pretende crescer. O ponto de partida para o início da expansão será o próximo dia 23 de outubro.

“Com a reinauguração virão novos produtores, oficinas de alimentação, o ajardinamento da área e maior difusão da troca de semente entre os agricultores”, explica o produtor rural e presidente da Associação Agroecológica de Teresópolis, Beto Selig. A Feira funciona as quartas e sábados durante o dia inteiro.


No sábado (18) cerca de 10 produtores estavam expondo e vendendo seus produtos que vão de hortaliças a doces caseiros, passando por feijão, mandioca, inhame, fubá, frutas e sucos. Tudo cultivado sem uso de agrotóxicos ou, no caso de Beto Selig, até mesmo sem adubo natural.

“Eu aposto na qualidade do solo e só utilizo mesmo composto de plantas roçadas”, diz.

A maioria dos produtores da Feira trabalha com a família. Na atividade, estão envolvidas cerca de 50 pessoas. A Feira é o principal ponto de venda dos orgânicos, mas, esporadicamente, os balcões de alimentos sem agrotóxicos dos supermercados locais, comercializam alguma coisa da Associação.

Por enquanto, os planos de expansão são modestos. “Chegar aos supermercados do Rio é problemático”, diz Selig. “Além do custo do frete, a venda de nossos produtos depende de uma relação quase pessoal entre produtor e público”, explica. “No Rio você é um nada”, lembra.

“As experiências com grandes redes de supermercados sempre foram negativas”, diz Selig. “Você tem que jogar com as regras do jogo deles e se bobear, acaba indo à falência”, acrescenta.

O produtor explica que quem trabalha com orgânicos pensa, inicialmente, “no alimento para a própria casa; o excedente é que vai para a comercialização”.

A Feira Agroecológica existe desde 2005, quando o proprietário de um terreno em frente ao Fórum de Agriões, Alberto Domingues, reuniu produtores rurais de alimentos orgânicos, abrindo a possibilidade de um local com maior visibilidade para o comprador.

 “Antes nós trabalhávamos no meio da feira convencional que funcionava ao lado da Rodoviária”, explica Selig. A produção de orgânicos está espalhada por todo o município.

Beto Selig faz questão de dizer que tem recebido apoio da prefeitura municipal que, inclusive, cedeu a área onde a Feira de Orgânicos está funcionando agora.

Selig lembra, também, que todos os produtos comercializados no local passam pelo Sistema de Certificação Participativa, que garante o não uso de agrotóxicos ou fertilizantes químicos.

As decisões sobre as atividades da Feira são tomadas em reuniões nos primeiros sábados e nas terceiras quartas-feiras  do mês. “Nós estamos aceitando a adesão de agricultores que desejem ingressar na produção de orgânicos.

Nosso e-mail é:  tereagroecologica@yahoo.com.br   onde  as pessoas interessadas poderão receber  mais informações sobre o assunto”.

Reportagem: José Attico


Nenhum comentário:

Postar um comentário