Visite Também

Visite também o Blog do José Attico.

sábado, 25 de setembro de 2010

Teresópolis poderá ter segurança com videomonitoramento até final de 2010


Teresópolis pode terminar 2010 como uma das cidades de maior aparato de segurança do Brasil. Além da chegada  ontem (segunda-feira)  de 18 novas viaturas, de um total de 30, incluindo motocicletas, o GGI-M (Gabinete de Gestão Integrada Municipal)  já deverá estar funcionando, segundo o vereador Cláudio Mello.

O GGI-M fará o videomonitoramento da área bancária do centro e das entradas e saídas da cidade. Os policiais, encarregados de vigiar, também,  locais  de  maior concentração  de pessoas, ficarão baseados na rua Francisco Sá, onde funcionava a Rádio Teresópolis, ao lado do Fórum.


O videomonitoramento é parte integrante do Programa de Segurança Pública com Cidadania e, por enquanto, só vai chegar a apenas 150 entre os mais de 5.000 municípios brasileiros. Os beneficiados, a princípio, serão capitais e regiões metropolitanas.

Para o vereador, o gabinete vai tornar possível a articulação entre as diferentes forças de segurança que atuam no município - Guarda Municipal, PM, Delegacia Policial, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança.

O investimento de um milhão de reais na segurança de Teresópolis vem acompanhado de outro programa, também resultante de emenda do deputado federal Biscaia.

O Justiça Comunitária terá um custo inicial de R$ 300 mil e será introduzido, inicialmente, na Quinta do Lebrão. Treinados pelo Ministério da Justiça e ONGs como o Viva Rio, um advogado, uma assistente social e um psicólogo estarão, em tempo integral, na Igreja Metodista da comunidade para introduzir uma “cultura de paz” entre os moradores.

 “Com a presença desses profissionais e mais três estagiários, um para cada área”, diz Cláudio Mello, “a comunidade vai ter um melhor nível de  informação e, com isso, facilitado o acesso à Justiça e a outros serviços públicos.

 Além disso, serão identificadas cerca de 30 lideranças locais - geralmente mulheres - que complementarão as atividades do núcleo.” São as “Mulheres da Paz” treinadas para a recuperação de jovens em situação de risco e para auxiliar mulheres e crianças vítimas de agressões domésticas.

Outro programa que beneficiará os moradores de Teresópolis – principalmente os mais carentes – será a instalação de telecentros (terminais de internet) que poderão ser acessados, sem custos, por pessoas interessadas.

Haverá quatro telecentros: um na sede do GGI-M, na rua Francisco Sá, um segundo na Igreja Católica do Meudon, o terceiro na Igreja Metodista do Vale do Paraíso e o quarto, possivelmente, na Casa da Garotada, em Venda Nova.


O Pronasci, além de implantar programas de aumento da segurança nas cidades, investe também na melhoria das condições de trabalho dos profissionais que, diariamente, lidam com a violência. Cursos remunerados  de complementação e até financiamento da Caixa Econômica Federal para a compra da casa própria, estão sendo disponibilizados para policiais,  bombeiros e funcionários da Defesa Civil.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário