Visite Também

Visite também o Blog do José Attico.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Notícias de um debate

Um compromisso me impediu de ver o debate entre quatro presidenciáveis na Band. Por isso, passei a manhã lendo o que disseram os sites dos jornais & outros.

Em princípio, ninguém deu muita bola, não houve destaque, o que na minha opinião é um forte indicativo de que ninguém levou a melhor. Estou falando, é claro, dos candidatos Dilma Rousseff e José Serra que tem possibilidades reais de vitória.

O site Congresso em Foco acha que Plínio de Arruda Sampaio levou a melhor. Não é muita vantagem. Sampaio é bem informado, articulado, foi fundador do PT e está ali como franco atirador. Pode escorregar ou sair-se muito bem, que as coisas não mudam (ou mudam muito pouco) em termos de votos. 

O velho militante da esquerda é candidato para marcar posição e ajudar a eleição de deputados federais e estaduais Brasil afora.

Não sei quais foram os critérios que determinaram que apenas quatro candidatos participassem do debate.  Mas acho que o pessoal da Band está correto. Para os outros candidatos – e Plínio de Arruda Sampaio poderia estar incluído aí – a participação é um bônus, mas para o telespectador, suas intervenções são apenas perda de tempo.

A esquerda mais radical, fracionada, pode ansiar, em conjunto, talvez um percentual em torno de 5% dos votos. As propostas – sempre foi assim – assustam a classe média tradicional e não sensibilizam a “nova classe média” preocupada, agora, com a nova realidade: mais e melhores empregos e satisfação das demandas reprimidas.


A Folha, é claro, destaca, mas sem escarcéu, que Serra foi melhor. (O Estadão também) mas preferiu chamar correligionários famosos de ambas as candidaturas para opinarem o óbvio.

 Fazendo uma rápida análise do noticiário, fica a impressão de que Plínio de Arruda Sampaio levou a melhor. Pelo menos, ao que parece, conseguiu um passaporte para outros debates.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário