Visite Também

Visite também o Blog do José Attico.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Deu na Folha de sábado (21/08/2010)
                                                                           

Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada deste sábado (21) aponta que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 47% das intenções de voto, contra 30% do candidato do PSDB, José Serra. A candidata do PV, Marina Silva, aparece com 9% no levantamento. É a primeira pesquisa divulgada depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.

A pesquisa anterior do Datafolha foi divulgada no dia 13 deste mês, com entrevistas feitas nos dias 9 a 12. No levantamento, Dilma teve 41%, Serra, 33%, e Marina, 10%. Dos demais candidatos, nenhum atingiu 1%.


Segundo turno
Segundo a pesquisa divulgada neste sábado, num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista teria 53% e o tucano, 39%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 49% das intenções de voto, e Serra, 41%.




A notícia pode ser boa para o PT, mas a partir de agora é crucial evitar o salto alto, o "já ganhou" e outras mazelas. O partido não pode permitir que sua militância vá pro botequim ou outros locais mais ou menos aprazíveis, antes dos 45 minutos do segundo tempo.


O PT não pode esquecer que parte da direita, a ensandecida, não vai entregar o ouro. Afinal, mesmo num momento em que a economia vai bem, com empresários e banqueiros ganhando rios de dinheiro, essa rapaziada não esquece a que classe pertence. Já escrevi aqui no Blog que conheço gente que torceu pra Argentina porque se o Brasil perdesse ficaria, talvez, mais fácil “tirar a canalha do poder”. O Dunga fez o serviço, mas o resultado é nulo.

E é bom lembrar também as palavras que Dona Judith Britto, funcionária da Folha de São Paulo e presidente da Associação Nacional de Jornais disse no seminário Millennium, em São Paulo. Segundo ela, nesse momento “cabe à mídia substituir os partidos políticos que estão muito fragilizados.” Britto é paga para dizer besteiras desse nível, mas a afirmação deixa claro que os jornais vão continuar nessa linha. Novas tentativas como o dossiê forjado contra Dilma e outras baixarias virão, sem dúvida.

Por outro lado o resultado da pesquisa Datafolha tem efeitos devastadores sobre a campanha tucana. No programa Fatos e Versões da Globonews, os comentaristas de plantão admitiram que não só os eleitores de Serra se desanimam com os resultados, mas os próprios financiadores da campanha tucana começam a demorar a atender ao telefone. Os políticos, nem se fala. A essa altura do campeonato, filas de prefeitos de partidos não coligados estão batendo à porta da campanha do PT.

Sobre a mídia, foi patética a atuação de William Bonner durante a entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional. O âncora também recebe pra cumprir papéis desse naipe e, na minha opinião, a tática era irritar a candidata do PT, até obter uma resposta malcriada ou coisa semelhante. Não aconteceu, Dilma sorriu diante da agressividade e Bonner acabou sendo interrompido por Fátima Bernardes.

Patético, também, é Serra estar usando fotos de Lula nos comitês eleitorais. A tentativa de confundir o eleitor é pífia. Mas se eu estivesse na campanha do PT criaria um slogan tipo: “Serra acha Lula tão bom que vai votar na Dilma”.

Texto de: José Attico


Nenhum comentário:

Postar um comentário