Deu na Folha de sábado (21/08/2010)
Pesquisa Datafolha divulgada na madrugada deste sábado (21)
aponta que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 47%
das intenções de voto, contra 30% do candidato do PSDB, José Serra. A candidata
do PV, Marina Silva, aparece com 9% no levantamento. É a primeira pesquisa
divulgada depois do início da propaganda eleitoral no rádio e na TV.
A pesquisa anterior do Datafolha foi divulgada no dia 13 deste mês, com entrevistas feitas nos dias 9 a 12. No levantamento, Dilma teve 41%, Serra, 33%, e Marina, 10%. Dos demais candidatos, nenhum atingiu 1%.
A pesquisa anterior do Datafolha foi divulgada no dia 13 deste mês, com entrevistas feitas nos dias 9 a 12. No levantamento, Dilma teve 41%, Serra, 33%, e Marina, 10%. Dos demais candidatos, nenhum atingiu 1%.
Segundo turno
Segundo a pesquisa divulgada neste sábado, num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a petista teria 53% e o tucano, 39%. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 49% das intenções de voto, e Serra, 41%.
A notícia pode ser boa para o PT, mas a partir de agora é crucial evitar o salto alto, o "já ganhou" e outras mazelas. O partido não pode permitir que sua militância vá pro botequim ou outros locais mais ou menos aprazíveis, antes dos 45 minutos do segundo tempo.
O PT não pode esquecer que parte da direita,
a ensandecida, não vai entregar o ouro. Afinal, mesmo num momento em que a
economia vai bem, com empresários e banqueiros ganhando rios de dinheiro, essa
rapaziada não esquece a que classe pertence. Já escrevi aqui no Blog que
conheço gente que torceu pra Argentina porque se o Brasil perdesse ficaria,
talvez, mais fácil “tirar a canalha do poder”. O Dunga fez o serviço, mas o
resultado é nulo.
E é bom lembrar também as palavras que Dona
Judith Britto, funcionária da Folha de São Paulo e presidente da Associação
Nacional de Jornais disse no seminário Millennium, em São Paulo. Segundo ela, nesse
momento “cabe à mídia substituir os partidos políticos que estão muito
fragilizados.” Britto é paga para dizer besteiras desse nível, mas a afirmação
deixa claro que os jornais vão continuar nessa linha. Novas tentativas como o
dossiê forjado contra Dilma e outras baixarias virão, sem dúvida.
Por outro lado o resultado da pesquisa
Datafolha tem efeitos devastadores sobre a campanha tucana. No programa Fatos e
Versões da Globonews, os comentaristas de plantão admitiram que não só os
eleitores de Serra se desanimam com os resultados, mas os próprios
financiadores da campanha tucana começam a demorar a atender ao telefone. Os
políticos, nem se fala. A essa altura do campeonato, filas de prefeitos de
partidos não coligados estão batendo à porta da campanha do PT.
Sobre a mídia, foi patética a atuação de
William Bonner durante a entrevista de Dilma Rousseff ao Jornal Nacional. O
âncora também recebe pra cumprir papéis desse naipe e, na minha opinião, a
tática era irritar a candidata do PT, até obter uma resposta malcriada ou coisa
semelhante. Não aconteceu, Dilma sorriu diante da agressividade e Bonner acabou
sendo interrompido por Fátima Bernardes.
Patético, também, é Serra estar usando
fotos de Lula nos comitês eleitorais. A tentativa de confundir o eleitor é
pífia. Mas se eu estivesse na campanha do PT criaria um slogan tipo: “Serra
acha Lula tão bom que vai votar na Dilma”.
Texto de: José Attico
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