Visite Também

Visite também o Blog do José Attico.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Para onde vai Marina Silva?

Vai ser um bocado complicado a rapaziada do PV subir nos palanques e bater palmas para dona Cátia Abreu, a “Musa do Prado”, deputada do Democratas, partido associado ao PSDB de José Serra.

A combativa líder ruralista não tem o menor problema em externar suas opiniões e tem seguidores fervorosos entre os homens que tocam o agronegócio: para ela o que o Brasil precisa mesmo é transformar a floresta amazônica e o pantanal em fazendas de gado (ou de soja). E bola pra frente.

Serra não vai dizer que é a favor (e talvez não seja mesmo) mas é claro que, se ganhasse a eleição, haveria um grande afrouxamento das ações iniciadas pela própria Marina Silva, quando ministra do Meio Ambiente no governo Lula e por seu sucessor, deputado Carlos Minc.

Afinal o DEM entrou com o vice da chapa do candidato: o deputado Indio da Costa. De quem a cúpula do PSDB gostaria de se desfazer no segundo turno, mas foi aconselhada pelos juristas do partido a não fazê-lo.

 A Constituição não é clara nesse ponto e com algum outro nome substituindo o afilhado de Cesar Maia, Serra correria o risco de ser impugnado.

Marina vai subir no mesmo palanque que Cátia Abreu, Ronaldo Caiado e outros com menos votos? Será interessante observar esta cena de fisiologismo explícito, protagonizada por uma pessoa que se diz radicalmente contrária a esse tipo de prática.

Aliás, Gilberto Gil, verde, ex-ministro da Cultura no governo Lula, já se definiu por Dilma Roussef. Aliás, a mulher dele, Flora Gil, já tinha votado na candidata do PT no primeiro turno.

Marina vai ter muita dificuldade para apoiar José Serra, até porque ao contrário do fenômeno eleitoral de 2006, a ex-senadora Heloísa Helena (que não foi reeleita) é, no momento, a mais importante liderança do PV.

Um erro no segundo turno das eleições pode enviar sua pretensões, antecipadamente para o esquecimento onde já estão nomes antes tradicionais da política como Tasso Jereissati, Arthur Virgílio, Cesar Maia, Marco Maciel e muitos outros, claro, com menos votos. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário