Visite Também

Visite também o Blog do José Attico.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Agenda 21 de Teresópolis é apresentada no hotel Alpina

A idéia é contribuir “para que os municípios se preparem mais adequadamente para os impactos advindos de um grande polo industrial
Com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente, do governo do Estado, da Petrobrás e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi lançada hoje à tarde do Hotel Alpina a Agenda 21 Teresópolis.

Trata-se de um estudo, que vem sendo elaborado há dois anos, visando “promover no entorno da região em que o Comperj  se insere, um desenvolvimento pautado na sustentabilidade”. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro está sendo implantado no município de Itaboraí.

A idéia é contribuir “para que os municípios se preparem mais adequadamente para os impactos e oportunidades advindos do desenvolvimento impulsionado pelo Comperj e outras empresas que se instalarão na região”.


O coordenador do Fórum da agenda em Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça, acrescenta, em carta assinada no início do caderno, que “A agenda 21 é um plano de Ação Local que promove iniciativas que equacionem justiça social, eficiência econômica e conservação ambiental. O real significado da Agenda 21 é o (seu) uso social e político feito pela sociedade”.
Em 154 páginas, 40 capítulos, com um DVD agregado à 4ª capa, a agenda é um estudo aprofundado do município de Teresópolis, que discute, amplamente, entre outros temas, recursos naturais e hídricos, habitação, saneamento, mobilidade e transportes, educação, cultura, saúde, geração de trabalho e renda, agricultura, indústria e comércio e turismo.


São ainda temas da Agenda 21 ciência e tecnologia, mobilização e comunicação e gestão ambiental. As ações da Petrobrás na região mostram que a estatal já “desenvolveu diversos planos e programas na área do Pólo Petroquímico do Rio de Janeiro, tanto como medidas compensatórias quanto de responsabilidade ambiental e social”.

Entre eles estão: monitoramento de corpos hídricos superficiais e sedimentos; monitoramento de águas subterrâneas, monitoramento dos efluentes líquidos, de emissões atmosféricas e da qualidade do ar; de manguezais da APA de Guapimirim, das biotas aquática e terrestre.

A Petrobrás também promoveu revegetação  e apoio ao desenvolvimento, divulgação e implementação de práticas agroflorestais sustentáveis; fortalecimento das atividades de licenciamento e fiscalização ambiental de Itaboraí, além de apoiar com recursos o Parque Nacional Paleontológico de São José de Itaboraí.

Entre os planos de caráter social da empresa estão :  educação ambiental, apoio e cooperação às políticas públicas para adequação dos serviços públicos locais, monitoramento da evolução demográfica e das demandas por serviços públicos, valorização da cultura local e o acompanhamento epidemiológico em toda a região do Pólo, entre outros.
Participaram do evento o secretário municipal de Meio Ambiente, Flávio Castro – representando o prefeito Jorge Mario, o sub-secretário e coordenador do Fórum da Agenda 21 em Teresópolis, Leandro Coutinho da Graça, o coordenador do Programa Agenda 21 do ministério da Meio Ambiente, José Vicente de Freitas, o superintendente do programa no Estado do Rio, Carlos Frederico Castelo Branco, a coordenadora técnica Patrícia Kranz, o diretor executivo do Comleste (organismo que reúne os 14 municípios do entorno do Comperj) Álvaro Adolfo, o coordenador da Agenda 21/Petrobrás, Ricardo Fronsini de Barros e o deputado eleito Nilton Salomão (PT-RJ).


Texto: José Attico

Nenhum comentário:

Postar um comentário