Visite Também

Visite também o Blog do José Attico.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Rodrigo Mathias* : se liga juventude! O futuro do Brasil está nas nossas mãos!

Lula começou a mudar a cara do Brasilfacw
Os eleitores que tëm entre 16 e 23 anos provavelmente eram muito novos na época em que Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, ocupava o palácio do Planalto. E, por esse motivo, não se lembram o quanto a vida dos jovens mudou com o governo Lula.

Nós, os mais jovens cidadãos deste país, passamos a ter mais oportunidades de estudo, emprego e qualificação profissional. O governo do PT inaugurou uma nova era de prosperidade, onde pela primeira vez, podemos aliar desenvolvimento e justiça social com um ambiente altamente democrático.


É compreensível que os jovens ainda estejam em dúvida sobre em quem votar no segundo turno com toda essa onda de boatos contra a candidatura Dilma.

É preciso, porém, pararmos para refletir e comparar o que representa cada uma das candidaturas e que modelo de país elas defendem.

Para isso, gostaríamos de destacar algumas conquistas do Governo Lula que mudaram as perspectivas da juventude brasileira.

Escolas Técnicas
 O Governo Lula vai concluir a inauguração, até o fim deste ano, de 214 escolas técnicas no Brasil inteiro. Este número representa mais do que foi construído por todos os governos da história do país. É preciso lembrar que no governo do PSDB não foi construída uma escola técnica sequer em todo o país.

Dilma apresenta em seu programa de governo a proposta de construir uma escola técnica em cada cidade com mais de 50 mil habitantes, que é o caso do nosso município. Com isso, Teresópolis finalmente realizaria o sonho de ter sua própria escola técnica e nossos jovens teriam mais oportunidades para o futuro profissional.

Prouni
O Prouni, programa do Governo federal permitiu que milhares de jovens brasileiros tivessem acesso à universidade. Só em Teresópolis são quase 400 alunos que, graças ao programa, podem estudar na FESO.

Qualificação profissional para o jovem
 Para dar maiores oportunidades aos jovens, o Governo Lula criou o Projovem, que é um programa de qualificação de jovens de 18 a 29 anos em diversas áreas, como Turismo, Serviços e Informática. Em Teresópolis já são mil jovens inscritos que, além da qualificação, recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 100 mensais e transporte gratuito.

Teresópolis também foi beneficiada com 500 vagas do PlanSeq, o Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil , que tem como objetivo qualificar trabalhadores pertencentes às famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, para inserção em postos de trabalho gerados pelo setor da Construção Civil.

Emprego
No governo Lula foram criados 14 milhões de empregos com carteira assinada, contra 780 mil de seu antecessor. Com o Programa Primeiro Emprego, o governo têm garantido a oportunidade da primeira colocação profissional a milhares de jovens brasileiros.  

Meio Ambiente
O Brasil registrou este ano o menor nível de desmatamento de sua história. Isso é resultado de uma atuação firme do governo Lula na área ambiental.
Em Teresópolis a criação do Parque Municipal Pedra da Tartaruga, pelo governo do PT, é uma demonstração do quanto o partido é comprometido com o Meio Ambiente.

 Copa do Mundo e Olimpiadas 
 Graças ao respeito internacional conquistado pelo Governo Lula, o Brasil conquistou o direito de realizar a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Estes eventos vão alavancar a economia do nosso estado e vão gerar milhares de oportunidades de empregos para  os jovens.

É preciso continuar o modelo de governo inaugurado pelo PT para que estas oportunidades se traduzam em verdadeiras conquistas sociais para a população brasileira.

Lula e Dilma inauguraram uma nova forma de parceria entre o Governo Federal, estados e municípios. Essa parceria tem sido muito positiva para o Rio, que voltou a ter uma economia ativa depois de anos de estagnação.

Foi também muito importante para Teresópolis que firmou convênios que somam R$ 34 milhões, para serem gastos nos próximos anos.

Com os programas sociais do Governo Lula, 36 milhões de pessoas entraram para a classe média e 28 milhões saíram da pobreza absoluta. Dilma vai aprofundar esse caminho e lutar para acabar de vez com a miséria no país.

Com Lula, o salário mínimo sempre teve reajustes bem acima da inflação e houve aumento da massa salarial em geral. O mínimo saiu de 73 dólares na era FHC para quase 210 no atual governo.

Dilma vai manter e aperfeiçoar essa política que tem ajudado a melhorar a vida de tantas famílias, em todo país. Não podemos acreditar em propostas meramente eleitoreiras de um candidato que pertenceu a um governo que sempre arrochou o salário mínimo.

Com Lula, o Brasil pagou sua dívida com o FMI e passou a ser um país respeitado em todo o mundo. Dilma quer o Brasil assim: forte, independente e cada vez mais admirado aqui e lá fora.

Não podemos trocar este modelo por um futuro incerto, liderado por pessoas que se valem de boatos e calúnias para tentar ganhar a eleição. É preciso pararmos para refletir se queremos que nosso país continue mudando ou se queremos a volta do atraso.

O caminho do desenvolvimento do Brasil está nas mãos de cada um de nós. Pense bem quando for às urnas no dia 31 de outubro.

Texto de Rodrigo Mathias
*Membro da juventude petista
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário


Nenhum comentário:

Postar um comentário