Longas filas penalizam correntistas |
Em
Teresópolis, como em quase todas as cidades Brasil afora, a legislação que
determina prazo máximo para atendimento no interior das agências bancárias é,
simplesmente, ignorada.
A partir do
dia 2 de setembro, no entanto, utilizando uma Lei Municipal, as secretarias de
Trabalho, Emprego e Renda e Fazenda,
percorreram 16 bancos na cidade e multaram nove pelo não cumprimento do prazo
de espera de usuários e correntistas.
.
A iniciativa
de percorrer as agências bancárias de Teresópolis é do próprio secretário de
Trabalho, Emprego e Renda, Marcos Ferreira dos Santos, o Marcão, que antes de
tomar a decisão, percorreu sozinho, anonimamente, a maioria das agências,
constatando os abusos cometidos.
“Eu recolhi
dados e a certeza de que tínhamos que tomar providências, porque além do
cidadão ficar 40, 50 minutos em alguns casos, na fila, alguns bancos tratavam
inadequadamente idosos, grávidas e portadores de deficiência. Para Santos a
aplicação da multa de R$ 5.000,00 já fez
com que os bancos “começassem a se mexer para melhorar a situação de quem
procura as agências”.
O artigo 2º
da Lei Municipal 2534/06 diz que “... entende-se como tempo razoável para
atendimento, até 15 minutos em dias normais e 20 minutos em véspera ou após
feriados prolongados”.
Das duas
fiscalizações realizadas até agora,
participaram o subsecretário de Fazenda, Wagner Torres Gomes e o chefe da Fiscalização
Raphael Marchetti Faria. Os dois foram
os encarregados de multar as agências. O secretário de Trabalho Emprego e Renda
acompanhou os fiscais.
“Tenho notícia de que já aconteceram algumas
contratações, mas nós não vamos parar com a fiscalização, até que a legislação
seja cumprida”, diz o secretário que chama a atenção para uma mudança de
comportamento nas agências bancárias de Teresópolis.
“Quando o
pessoal vê que um fiscal entra no banco, imediatamente mais caixas são abertas.
Acontece até desvio de função com
gerentes operacionais aparecendo, de repente, nos caixas”.
O secretário
de Trabalho e Emprego lembra que, como aconteceu recentemente em Salvador, a
agência que for multada cinco vezes tem que fechar as portas.
“Aconteceu
com o Banco do Brasil que só reabriu as portas depois de repaginar sua agência,
inclusive melhorando muito o acesso de deficientes físicos”.
Marcos
Ferreira de Souza conta que, na última sexta-feira, foi procurado,
informalmente, pelo gerente de uma das agências bancárias da cidade. “Minha
resposta foi no sentido de nós sentarmos para conversar. Podemos fazer um
pacto, mas a secretaria não vai recuar no sentido de proteger o cidadão. Não há
mais como permitir esse tipo de abuso. O usuário tem que ser bem atendido”,
diz.
“Uma reunião
com todos os gerentes de agências bancárias de Teresópolis poderia ser um ponto
de partida no sentido de chegarmos, mais rapidamente, a uma solução para esse
problema”, lembra. “Só não podemos é abrir mão dos direitos do usuário”,
conclui o secretário.
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